DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

 

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, rumámos a Espanha, cantando e rindo, felizes e radiantes, por terras de Castela, à descoberta de Salamanca. Orgulhosa da sua história, imponência e monumentalidade, o casco antigo oferece ao visitante uma mão cheia de preciosidades, herança dos tempos da idade média, do renascimento e da época barroca, tão presente nos seus edifícios e casas datadas do século XVI ao XVIII.

Impunha-se visita obrigatória à catedral, praça maior e museu da guerra civil espanhola. Um passeio pelas margens do rio Tornes, que tornou celebre a obra-prima de Diego Hurtado de Mendoza (Lazarillo de Tornes – uma crítica feroz ao clero e à burguesia de então, indiferentes à pobreza e miséria do povo), conduziu-nos a um parque de merendas para um merecido almoço, onde a confraternização, a boa comida e o bom tempo foram aliados preciosos para uma jornada bem passada.

Jantámos em Ricobayo, na esplanada de um restaurante, gentilmente cedida pelo proprietário, tão atento e tão generoso no seu gesto solidário pelos outros. Era noite avançada quando chegámos ao Lar.